"Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe -- que faz a palma,
É chuva -- que faz o mar".
Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional.
Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.
A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.
"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde,
um cego que guia, um morto que vive."
António Vieira
O primeiro livro escrito e impresso no Brasil
Antes de a Impressão Régia ser fundada no país, um editor, por iniciativa própria, publicou o primeiro livro em território brasileiro. O primeiro livro escrito e impresso no Brasil não é uma obra literária, nem um documentário ou biografia. Foi um relato, na verdade, de 60 páginas – Relação da entrada que fez o excellentissimo, e reverendissimo senhor D. F. Antonio do Desterro Malheyro bispo do Rio de Janeiro, em o primeiro dia deste prezente anno de 1747, por Luiz Antonio Rosado da Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário