Em Curitiba tem uma importante e bem organizada rede de supermercados que em suas propagandas alardeia a pronúncia CÔNDOR.
Não se trata de uma idiossincrasia, mas de um erro chamado prosódia.
Vejam que oxítonas terminadas em "-r" não são acentuadas.
É por essa razão que "condor" (que se lê "condôr" e não "côndor", pois aí seria paroxítona e seria obrigatório o acento) não recebe acento.
O perigo é que o poder econômico - via massificação da propaganda - impõe um novo modelo que passa a ser adotado e defendido como culto.
O GUIA DO EDITOR!
Não sou um especialista em língua portuguesa, muito pelo contrário, tenho muitas e reiteradas dúvidas. Mas, como leio muito, por prazer e enquanto editor, fui anotando os erros mas frequentes - meus e dos autores - que EM BREVE compartilharei com a sociedade. É uma espécie de cola...
O GUIA DO EDITOR!
Não sou um especialista em língua portuguesa, muito pelo contrário, tenho muitas e reiteradas dúvidas. Mas, como leio muito, por prazer e enquanto editor, fui anotando os erros mas frequentes - meus e dos autores - que EM BREVE compartilharei com a sociedade. É uma espécie de cola...
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