segunda-feira, 17 de junho de 2013

MERCADO EDITORIAL: Novos tempos, novos meios!

Hoje, onde o acesso à publicação de livros por uma editora foi democratizada; onde o posicionamento e distribuição das obras também foram viabilizadas/capilarizadas pela internet, notamos que o diferencial é/será, cada vez mais, na proposta de atuação da editora: temos que transformar a editora em uma promotora do conhecimento e da cultura, Promover ações de efervescência cultural é o caminho para que ela deixe de ser um simples impressora de livros.

Não basta dizer-se editora, tem que ter uma ação real consolidada e uma missão institucional convalidada no ativismo cultural diário. Não basta dizer-se editor, tem quem ter uma ação efetiva pró-cultura e pró-autores. Um editor tem que estar onde os leitores e autores estão, não mais trancados e isolados dentro de gabinetes e salas. Por isto, o Instituto Memória promove, mensalmente, lançamentos em diversos estados do Brasil. Por isto, o editor do Instituto Memória, Anthony Leahy, sempre escreve sobre mercado editorial e livreiro, além de proferir palestras diversas.

Lógico que as grande editoras comerciais ainda sobrevivem e sobreviverão. Mas, caso você não esteja publicando por uma das gigantes dos livros, pesquise se sua editora tem uma distribuição em larga escala; se sua editora promoverá a sua obra por meio da imprensa e de campanhas publicitárias. Se realiza ações de lançamento e posicionamento da obra junto à sociedade. Ou se é mera é escala de produção, impessoal e despersonalizada, onde o que vale é apenas a mera mensuração quantitativa de quantas obras publica por dia, mas sem nenhum trabalho pós-publicação. Uma obra literária é tal e qual um filho: temos que cuidar que nasça bem, mas temos que acompanhar o seu desenvolvimento para que realize o seu potencial efetivo e não morra de esquecimento e descaso.

Pulique já a sua obra!
 
O que não se compartilha, se perde!

Instituto Memória: 10 Anos Dando Vez e Voz à Cultura Nacional.

----
ANTHONY LEAHY - Editor - TIM 41.9911 2217 - CLARO 41.8735 4899
Doutor Honoris Causa - Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná - Membro da Academia de Cultura de Curitiba - Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.
Cidadão Honorário de Curitiba; Moção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná; Comenda Bravos Cavaleiros de São Paulo; Medalha Simon Bolívar de Mérito Cultural e Colar Rui Barbosa de Realizador Cultural.
Autor de 12 livros sobre Formação da Identidade Cultural Curitiba e Palestrante sobre “Identidade Nacional e Cultura Regional”.
------
INSTITUTO MEMÓRIA EDITORA & PROJETOS CULTURAIS
10 anos de atuação nacional, já tendo publicado mais de 250 obras por todo território nacional.
Detentor, dentre outros 20 prêmios, das Comendas "Editora Destaque Nacional" e "Prêmio Qualidade Editorial" pela Câmara Brasileira de Cultura.