quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os petrificados de Pompéia

Pompeia ou Pompeios foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser eventualmente reencontrada em 1749
Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
Igualmente chocante são os corpos dos habitantes que sucumbiram diante do vulcão, já que também ficaram preservados, mas em forma de corpos petrificados.  É possível ver um indivíduo em posição de prece, um homem amparando uma mulher, e até o corpo petrificado de um cão.
Morte instantânea: a posição em que as vítimas foram encontradas é uma das provas de que a morte foi instantânea - "A posição dos moldes é a típica reação chamada cadaveric spasm ("espasmo cadavérico" em tradução literal do inglês, um enrijecimento muscular que ocorre no momento da morte), a posição vital na qual a pessoa foi atingida pela onda de calor", explicou. 

6 comentários:

  1. Essa última foto sugere que as 3 pessoas formavam uma família, pai, mãe e filho(a)

    ResponderExcluir
  2. muito bom porem um pouco assustador o espasmo uma coisa que não se ve diariamente

    ResponderExcluir
  3. Incrivel, essas cenas reais.
    Vem de encontro a nossa realidade humana,da nossa visao de como somos impotentes quanto ao que nos possa acontecer diante da furia da na natureza.
    Mas nao somente o fogo,mas agua, doenças e tudo que nos cerca durante nossa vida terrena.
    Nossa vida parece um fio fragil a qual somente sentimos segurança atravez da confiança que depositamos em Deus, refletindo atravez de suas palavras os registros que teriamos afliçoes ,mas sempre estariamos conosco nos ajudando a alcançar a vitoria em Cristo,que veio ao mundo foi crucificado pelos nossos pecados para nos salvar.
    Sem a ajuda do Criador seria impossivel compreender nossa passagem,nossas tristezas relacionadas as perdas de um modo geral.
    Seguindo em frente vamos a cada dia entender e procurar fazer o melhor uns com os outros alcansando um pouco de compreensao e amor ao proximo.
    Que Deus todo poderoso nos faça mais a semelhança de Jesus Cristo Nosso Senhor.Amem

    ResponderExcluir
  4. A história de Pompeia é muito incrível , porém as pessoas morreram dias antes da erupção pela liberação dos gases vulcânicos. Como o gás é menos denso e sulfuroso ele sai primeiro. Depois a lava e expelida e há a petrificação das pessoas. Elas estão em posições fetais porque o gás é fatal e age rapidamente.

    ResponderExcluir