sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A criação de Roma é conhecidamente marcada pela lenda envolvendo os irmãos Rômulo e Remo. Segundo a história descrita na obra Eneida, do poeta Virgilio, o povo romano é descendente do herói troiano Eneias.


A criação de Roma é conhecidamente marcada pela lenda envolvendo os irmãos Rômulo e Remo. Segundo a história descrita na obra Eneida, do poeta Virgilio, o povo romano é descendente do herói troiano Eneias. Sua fuga para a Península Itálica se deu em função da destruição da cidade de Troia, invadida pelos gregos em 1400 a.C.. Após sua chegada, criou uma nova cidade chamada Lavínio. Tempos depois, seu filho Ascânio criou o reino de Alba Longa.

Neste reino ocorreu o enlace entre o deus Marte e a princesa Rea Sílvia, filha do rei Numitor. O envolvimento da princesa com a divindade deu origem aos gêmeos Rômulo e Remo, que deveriam ter direito de reinar sobre Alba Longa. No entanto, o ambicioso Amúlio arquitetou um plano para tomar o governo e, por isso, decidiu lançar as duas crianças às margens do rio Tibre. Rômulo e Remo sobreviveram graças aos cuidados de uma loba que os amamentou e os entregou à proteção de uma família camponesa.

Quando chegaram à idade adulta, os irmãos retornaram para Alba Longa e destituíram Amúlio, logo em seguida decidiram criar a cidade de Roma. Rômulo, que tinha o favor dos deuses, traçou o local onde seriam feitas as primeiras obras da cidade. Inconformado com a decisão do irmão, Remo saltou sobre a marca feita por Rômulo. Em resposta, Rômulo acabou assassinando Remo, tornando-se o primeiro monarca da história de Roma.

Capa do livro: Roma - Civilização e Direito (Síntese Didática), Carlos BachinskiRoma - Civilização e Direito (Síntese Didática)
Valério Hoerner Júnior, 190 pgs.
Publicado em: 14/12/2007
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853621827-4
Preço: R$ 39,90

* Desconto não cumulativo com outras promoções e P.A.P.           

SINOPSE
Este livro, conforme palavras do Doutor e Professor René Ariel Dotti, autor do prefácio, recompõe para os leitores a vida e a contribuição milenar do Direito Romano, como tradição do Ocidente e do Oriente. E, realmente, é um trabalho de recomposição, além de posições que assume o autor diante das novas possibilidades de interpretar certos acontecimento que vêm, desde muito, a definir a História, quando e exegetismo moderno é mais do que necessário para pensar e repensar acontecimentos seculares. Continua Dotti: “na variedade de seus indicadores por capítulos, repletos de informações valiosas e redigidos com a clareza de sol mediterrâneo, ler este livro é experimentar uma sensação de renascimento das instituições e dos homens. Uma espécie de ritorno all’antico, ou da descoberta do homem como homem, a fermentação das novas concepções sobre a vida, o mundo e os indivíduos. É, na verdade, uma história inteira contada com esmerado texto, próprio de quem possui uma inequívoca erudição, tão carente nos dias de hoje e tão necessária para os dias de amanhã”.
CURRÍCULO DO AUTOR
Valério Hoerner Júnior é Advogado, Jornalista, Historiador e Professor universitário. É Mestre em Educação. Em face de sua dedicação à história de maneira geral, foi eleito para a Academia Paranaense de Letras em 1981. Sua atividade literária tem sido regular desde 1977. Acumulou, daí para frente, um expressivo número de livros publicados e aproximadamente 700 artigos em jornais diversos. Embora seu interesse esteja voltado para os fatos históricos e biográficos, prestou inestimável contribuição à língua vernácula, o que mostrou seu livro O nó da língua, no qual aprecia aspectos comumente ocorrentes na linguagem. Nos últimos anos, além de sua dedicação à história institucional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem se dedicado a aspectos científicos e, assim, produziu “Latim para principiantes”, voltado a estudantes de direito, a ser brevemente publicado pela Editora Champagnat, e este, “Roma: Civilização e Direito”, editado por esta JURUÁ, cujas apreciações e destaques estão magnificamente formulados no prefácio elaborado pelo doutor René Ariel Dotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário