segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CRÍTICA AO LIVRO "O TÚNEL DO TEMPO" NA REVISTA DE HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS

O túnel do tempo: um estudo de história e audiovisual além de ser um livro indicado para historiadores é também indicado para os fãs da série televisiva, pois irá proporcionar a eles um “novo” contato, agora através do livro e sob outra perspectiva, o que não deixa de ser um contato memorialístico com algo que marcou uma etapa da vida deles em um determinado momento.  Por fim, indicamos a leitura da obra como uma bela fonte que sistematiza de maneira bastante eficaz algumas questões atinentes à série televisiva, e que possibilita discussões comuns à academia, um dos fatores de sucesso do livro, além de sua capacidade de possibilitar uma leitura agradável aos mais distintos leitores. Vale conferir!

Anderson R. Neves
Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Hélton Santos Gomes
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
-----------------------------------
Capa do livro: Túnel do Tempo - Um Estudo de História & Audiovisual, Jeorling J. Cordeiro CleveTúnel do Tempo - Um Estudo de História & Audiovisual
Coordenador: Dennison de Oliveira, 272 pgs.
Publicado em: 7/7/2010
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853623017-7
Preço: R$ 64,90

* Desconto não cumulativo com outras promoções e P.A.P.           
SINOPSE
O tema deste livro é a série televisiva de origem norte-americana dos anos 1966/67 de enorme sucesso no Brasil e em todo o mundo, O Túnel do Tempo (The Time Tunnel). Trata-se do produto da indústria cultural dos EUA que maior e mais duradoura influência exerceu sobre o imaginário coletivo nacional no que se refere a formação das nossas concepções de Tempo, História e Ciência e cujo impacto ainda hoje pode ser descrito e analisado. Este livro visa contribuir para o debate sobre a natureza da escrita fílmica da história, para o entendimento dos limites e possibilidades inerentes à linguagem audiovisual e, claro, analisar sob uma perspectiva crítica a série em questão. Finalmente, pretende-se contribuir para uma reflexão sobre a imagem que a série legou de si própria. O Túnel do Tempo é recorrentemente tomado como um espelho da realidade, uma descrição acurada e imparcial dos fatos históricos, autênticas aulas de História etc. Bem diferentes são as descobertas realizadas por este conjunto de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação da UFPR a respeito do que de fato é esta série. Longe de ser uma abordagem imparcial e objetiva dos fatos históricos, uma viagem descompromissada e inocente no tempo, frequentemente no que diz respeito ao entendimento da História, O Túnel do Tempo surge como um beco sem saída.
CURRÍCULO DO AUTOR
COORDENADOR: Dennison de Oliveira - Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná – UFPR, desde 1991; Doutor em Sociologia – Unicamp, 1995; Mestre em Ciência Política – Unicamp, 1991 e graduado em História – UFPR, 1987. Publicou, entre outros, os livros: “Estado e Mercado: telecomunicações no Brasil” (Ed. Prephacio, 1991), “Curitiba e o mito da cidade modelo” (Ed. da UFPR, 2000), “Os soldados brasileiros de Hitler” (Juruá, 2008) e “Os soldados alemães de Vargas” (Juruá, 2008). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre as relações entre História & Audiovisual, com relação a História Contemporânea e a História Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário