quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bíblia de Gutenberg


Johannes Gutenberg nasceu em Mainz, na Alemanha, por volta de 1400, filho de uma família aristocrática ligada à indústria metalúrgica local. Viveu em Estrasburgo (na França atual) por um tempo, onde ele realizou experiências com tipos metálicos móveis, fabricados através de um molde. Em meados da década de 1450, ele aperfeiçoou um sistema de impressão com tipos móveis, que usou para criar o que se tornou o livro mais famoso do mundo, a tradução em Latim da Bíblia (Vulgata), geralmente conhecido como a Bíblia de Gutenberg. 

Os estudiosos têm pesquisado exaustivamente todos os aspectos do trabalho de Gutenberg: a tipologia elaborada, com seus 290 caracteres diferentes oriundos da escrita missal gótica, a forma pela qual ele dividiu o texto no processo de composição, e o papel que usouusou para a impressão. No entanto, certos pontos fundamentais sobre a Bíblia de Gutenberg são ainda desconhecidos ou permanecem como matérias de disputa: A data em que a impressão foi concluída baseia-se, unicamente, na anotação "1455" na encadernação do exemplar em papel que se encontra em Paris. Acredita-se que foram impressas 180 cópias da Bíblia, mas esta informação é baseada em uma única carta de Enea Silvio Piccolomini (o futuro Papa Pio II), o qual viu amostras do trabalho de Gutemberg em Frankfurt, em 1455. Originalmente, Gutenberg desejava imprimir os títulos dos livros da Bíblia em vermelho, mas abandonou esta ideia  usando, ao invés disso, uma tabela impressa em separado, que serviria como modelo para que essas linhas fossem inseridas manualmente. 

Foi impressa folha a folha, no formato de 38 cm x 50 cm. Tinha 1286 páginas e foi composta por fontes góticas, em letras grandes, pois na época não existia regras para corpo de texto. Feita em duas colunas, 42 linhas cada, impresso nas cores preto e vermelho, divida em 2 volumes, e tiragem de 180 cópias. 

Graças a perfeição, esse livro é considerado a maior obra das artes gráficas. Para isso, Gutenberg também criou o molde para fundir as letras no metal com a mesma altura, criou a tinta que adere ao metal e que permitiu imprimir com seus tipo, e criou a prensa que lhe permitia uma produção por hora de 20 cópias.

Se você quiser ver um destes exemplares basta ir a um  museu ou à casa do Bill Gates que tem um exemplar na casa dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário