terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Editora curitibana lança quatro livros e inaugura o selo Saber & Sabor.

Universidade Federal do Paraná
História da Alimentação

Através da editora curitibana, Instituto Memória, e inaugurando o selo editorial Saber & Sabor, criado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura da Alimentação da Universidade Federal do Paraná, foram lançados em dezembro desse ano quatro livros, frutos de estudos realizados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da UFPR, sob orientação do professor Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos.

Seguem abaixo os resumos de cada uma das obras, entre outros dados.

A Arte de receber. Distinção e poder à boa mesa: 1900-1970 
Maria Cecília Pilla
O presente estudo tem como principal objeto de investigação e análise o domínio hábil das boas maneiras à mesa como forma de obtenção de prestígio e conseqüente fornecedor de símbolos de distinção, diferenciação e integração social, relacionadas que estão tais questões à cultura e ao poder. A análise das fontes, manuais de administração do lar, livros de cozinha e guias de civilidade e etiqueta que circulavam no Brasil desde os primeiros anos do século XX até o final da década de 1960, serviram para compreender as mudanças e permanências dos preceitos considerados como “adequados” perante os alimentos no que diz respeito ao gosto e tudo o que envolve as boas maneiras à mesa. O estudo abrange o período da virada do século XX, época em que se verifica a implementação das reformas urbanas nas principais capitais do país, até o final da década de 1960. Apresenta inicialmente o referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento do estudo, conceitos como os de civilização, cortesia e civilidade, sob o enfoque do processo civilizador. Na seqüência, a ênfase recai sobre o resgate dos conceitos de cortesia, civilidade, etiqueta e polidez ao longo do tempo. Também examina o trajeto de alguns dos principais manuais de civilidade na história do mundo ocidental, apresenta também as fontes da pesquisa. Segue-se então relacionando as normas de civilidade à alimentação procurando mostrar como se dão as transformações dos hábitos e costumes à mesa, tratando também das questões relativas à arte de receber. Por último, o estudo trata de articular o conceito de gosto às estratégias da obtenção do prestígio e da distinção social.


 

A Polenta como forma de expressão da cultura italiana. 
Giovanna Piffar
A presente obra transita por uma delicada e persistente relação entre alimento e comida embalada pela história cultural da alimentação, demonstrando que um alimento ao se transformar em comida revela a identidade de um grupo. Através da História da Alimentação foi possível pesquisar um elemento gastronômico da cultura italiana, no caso a polenta e o seu desenvolvimento destacando-a como símbolo de identificação para os descendentes de imigrantes vênetos do tradicional Bairro de Santa Felicidade. A apropriação deste prato da culinária italiana constrói todo um universo simbólico, instrumento de legitimação para que a tradição não se perca diante da modernidade.
Percorrendo a trilha da memória foi possível resgatar lembranças pessoais que demonstram que a história da polenta devolve aos descendentes suas origens, transpassando o espaço privado para o público, onde o alimento de carestia se torna símbolo de legitimação. Ao buscar o passado festejam “invenção” deste passado para o presente. Onde o passado, presente se entrelaçam na mais perfeita harmonia. A polenta é a história do Bairro de Santa Felicidade. 

Confeitaria das Famílias: servindo o doce
sabor à sociedade curitibana.
Iara Lis Nunes.

A História da Confeitaria Das Famílias, esta inserida no universo curitibanodesde a sua fundação no ano de 1945, através doimigrante espanhol Jesus Terzado. Num contexto onde as últimas décadas do século XX trouxeram a Curitiba transformações profundas, culturais, sociais e nas paisagens urbanas. Tais mudanças levaram outros estabelecimentos comerciais tradicionais na mesma rua a fecharem suas portas. Apesar dessas transformações, conseguiu manter-se no mesmo endereço por 61 anos, constituindo-se em um dos pontos gastronômicos mais conhecidos da cidade.A fama de seus doces, entre eles o famoso folhado de maçã produzidos com as receitas que seu fundador trouxe da Espanha e que permanecem nas mãos da família, extrapolam os limites da cidade. Tem clientes fiéis em outros Estados e até fora do paísé lembrada com carinho, conferindo uma identidade única a Confeitaria Das Famílias. Esta pesquisa  esta inserida na História da Alimentação, e levando-se em consideração que a comida envolve emoção, assim sendo trabalha com a memória e com sentimentos. Buscamos através das falas dos depoentes, resgatar o passado, e perceber a continuidade da tradição de se frequentar a Confeitaria.Quer para sociabilizar entre amigos, famílias ou simplesmente comer seus doces, mas não qualquer doce, e sim aqueles  que se relacionam com sua memória gustativa,  transmitidas pelas famílias curitibanas de geração à geração, traduzidas pela fidelidade de seus clientes, pela manutenção da qualidade, pelo bom atendimento, e pela permanência da empresa nas mãos da família.São as doces lembranças do cotidiano década um, ideias que parecem ter se mantido na memória de gerações que se sucederam, o que leva a Confeitaria Das Famílias a fazer parte da identidade da Cidade de Curitiba e constituir-se em patrimônio  da sociedade curitibana.
 


Do público ao privado: o universo do Restaurante Bolonha.
Daniele Rocha Saucedo
O presente estudo tem como base conceitos referentes à história da alimentação. De forma específica tem como objeto de estudo de caso o Restaurante Bologna o que o faz inserido, portanto no universo da micro-história. O objetivo principal do trabalho é buscar o entendimento da passagem de um saber culinário próprio do espaço privado para o espaço público. Onde o privado é justamente um elemento de domesticidade, o ato, o saber de cozinhar com receitas de família, com segredos de gerações e o público é o Restaurante Bologna que vende sua comida, seu saber doméstico. Para o entendimento dessa passagem privado/público foi feita a análise de fontes escritas localizadas na imprensa, aliada a testemunhos orais da família Caliceti e de frequentadores. A história oral foi de fundamental importância para a construção do presente trabalho, ou mesmo a base para a realização dessa análise. O estudo abrange o período que vai de 1969, data da fundação, da 1a sede do Restaurante Bologna até o ano de 2002. De certa forma está incluído no Universo do Restaurante Bologna, além de elementos da História da Alimentação e de seus simbolismos, história de família, da Família Caliceti dentro da questão maior, do entendimento da passagem do privado/público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário