segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FRUTO OU FRUTA?

O fruto forma-se a partir do ovário maduro da flor e as sementes dos seus frutos.
Entre toda a grande variedade de produtos alimentares que a natureza nos oferece, nenhum é tão agradável à vista e ao paladar, nem tão salutar como a fruta.

Fruto: É um termo botânico que é aplicado ao órgão que tem como principal função disseminar sementes e proteger. Os frutos são derivados a partir da fecundação dos ovários das plantas com flores, sendo considerados estruturas típicas das angiospermas. Portanto pode se dizer que o termo “fruto” tem sentido técnico dentro da botânica.

FrutaÉ considerado um termo popular aplicado aos frutos comestíveis e de sabor adocicado, tais como, uva, banana entre outros. Mas esse termo geralmente não é aplicado ao tomate, que mesmo sendo um fruto, mas possui sabor adocicado.

EMBORA tomates, pepinos e berinjelas sejam frutos do ponto de vista botânico, não se consideram frutas do ponto de vista alimentar, mas sim hortaliças. Esta classificação tradicional é um tanto arbitrária, pois os tomates, por exemplo, cumprem todos os critérios para serem considerados uma autêntica fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário