segunda-feira, 20 de agosto de 2012

INDICAÇÃO DO EDITOR: MUDE O MUNDO... MAS COMECE MUDANDO A SI PRÓPRIO!

Capa do livro: Mistérios Do Tao
Mistérios Do Tao
Lao Tsé Tung / Tradução e Adptação: A. C. Godoy, 112 pgs.
Publicado em: 31/7/2000
ISBN: 857394292-4
Preço: R$ 19,90
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Capa do livro: Terapia do Pensar - O Princípio do Pensamento e o Processo Criativo
Terapia do Pensar - O Princípio do Pensamento e o Processo Criativo
Andréa Deren Destefani, 90 pgs.
Publicado em: 16/12/2004
ISBN: 853620876-7
Preço: R$ 19,40


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Capa do livro: Rompendo Limites - Técnicas simples para uma poderosa mudança de vida
Rompendo Limites - Técnicas simples para uma poderosa mudança de vida
Renato Cesar Bini, 172 pgs.
Publicado em: 3/1/2006
ISBN: 853621145-8
Preço: R$ 29,90
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Capa do livro: Manual da Vida, O
Manual da Vida, O
Homar Paczkowski, 100 pgs.
Publicado em: 9/6/2003
ISBN: 853620498-2
Preço: R$ 19,90


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O NASCER DE UM LIVRO, por Ubiratan Lustosa

Quando a gente gosta de escrever, ou sente necessidade de escrever, lá no íntimo acalenta o sonho de um dia ver essa produção transformada em livro.Publicar um livro, todavia, não é trabalho fácil; engloba uma série de implicações de ordem técnica, estética, legal, econômica e outras mais, e a gente vai deixando a ideia para depois. Há também, como complicador, um certo temor que se tem da exposição. O tempo passa, o sonho não se realiza e muita coisa se perde.


Por isso eu considero o editor Anthony Leahy um realizador de sonhos. E o mais bonito é que ao concretizar os nossos anseios ele realiza também os próprios sonhos. Porque ele adora fazer isso, sente-se feliz em editar. Ele gosta de semear livros (lembrando Castro Alves) e o faz à mão cheia (e o poeta em seus versos já bendiz quem assim procede). No meu caso até se criou entre nós uma cumplicidade; desde o advento da Internet a gente tem visto muitos livros migrarem para a WEB, mas nós peitamos a viagem inversa e transformamos em livro o conteúdo do meu site "Nosso Encontro" (www.ulustosa.com). Surgiu “O Rádio do Paraná – Fragmentos de Sua História”.

Por isso eu sou grato ao editor Anthony Leahy e durante o percurso nos tornamos amigos. Acreditando nos autores paranaenses ele tem publicado muitas obras que focalizam temas referentes ao nosso Estado e a nossa gente, procurando preservar a nossa identidade. Anthony luta para dar vez e voz à cultura regional.

Então, se você é daqueles que esconde seus escritos na gaveta, dê uma chance ao seu sonho: procure o nosso editor Curitibaiano ANTHONY. E se o seu trabalho virar livro esteja certo que eu estarei aqui desejando pra você o sonhado êxito, torcendo para que o Anthony e todos nós sejamos ungidos com os santos óleos do sucesso.


O Rádio do Paraná: Fragmentos de sua História
Autor: Ubiratan Lustosa
Páginas: 315 pgs.
Ano da Publicação: 2009
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 75,00

 
SINOPSE
Um pouco do que me
contaram que aconteceu,
do que eu vi acontecendo
e do que fiz que acontecesse.

 Com o advento da informática surgiu um novo espaço para a publicação de textos, muita coisa  nova  foi  escrita  e  muitos  livros  já  existentes migraram para as páginas da WEB.
Nasceu mais um abrigo para os escritores e dele este autor se utilizou criando, em setembro de 2003, o site “Nosso Encontro” (www.ulustosa.com), no qual conta um pouco da história do Rádio do Paraná. Desde então os acessos têm sido permanentes, servindo aos que buscam informações sobre a radiofonia paranaense e colaborando seguidamente com os estudantes de comunicação na elaboração de seus trabalhos curriculares.
A sua aceitação por professores e alunos das nossas universidades ensejou a transformação que agora se realiza: a viagem inversa da que outros fizeram, convertendo em livro algo que só era encontrado na Internet.
Foram muitos os que manifestaram o desejo de que se realizasse essa viagem que ora fazemos. Além de vasculharem o assunto acessando o site e de realizarem entrevistas com o autor, sempre externaram o interesse de possuir um livro em que estivesse impressa a matéria lá encontrada.
Aqui está o livro. Traz o conteúdo do site com adequações e alguns acréscimos e, da mesma forma, (apesar das preciosidades que encontrei na minha garimpagem de informações) é mais testemunho do que fruto de pesquisa. Foi feito na esperança de ampliar a nossa contribuição aos que procuram informações sobre o Rádio do Paraná.

Ubiratan Lustosa 


Editor ou Aproveitador? CUIDADO!



1 - Publique o seu livro! É um ato de generosidade para com a sociedade e um legado às futuras gerações, principalmente aos seus descendentes. Você não gostaria de ter livros escritos por seu pai, seu avô...? É vaidade, também! Afinal, poucos são os que lançam livros! Tira você do lugar comum... Mas em um mundo em que as pessoas se envaidecem apenas por TER, muitas vezes de obtido de formas sombrias, lançar um livro é ter orgulho de SER! É marcar a sua existência de forma positiva! Escrevo porque vivo e para que os meus pensamentos e reflexões continuem vivos mesmo depois de mim...

2 - Não confunda gráfica com editora. Gráfica imprime tudo de todos que se dispuserem a pagar pelo serviço. Não endossa a qualidade do conteúdo da publicação, não agrega valor estratégico e portanto não gera status de escritor. Analise o tempo de mercado da editora, a quantidade de livros e projetos lançados, a qualidade dos autores (junte-se aos bons e serás um deles) e a biografia do editor, sua luta, sua história. Livro tem que ser paixão e não apenas um negócio onde tanto faz vender livro pornô ou bíblia. Dê preferência à editores que também são autores e que tenham história e tradição na luta pela democratização do saber, da cultura. Editores oportunistas que um dia vendem carro, outro dia remédios, outro o que achar que dá dinheiro... não parece-me o ideal para cuidar da sua obra e associar ao seu nome. Mas a sorte é sua! Use-a...

3 - Não é fácil... e não tem que ser! Publicar um livro por uma editora séria tem que ser uma conquista e não um ato meramente comercial. Tem que ter passado pelo crivo do editor e de um Conselho Editorial sério e competente (nomeado e não somente citada a existência). Depois de publicado, não é fácil entrar nas livrarias concorrendo com famosos, traduções e interesses outros tantos que nada tem a ver com cultura. Depois de entrar nas livrarias, não é fácil vender: tem que avisar à sua rede de relacionamento e promover o livro entre seus amigos e familiares (a não ser que você seja uma pessoa de muito destaque na sociedade e ganhe mídia gratuita). Se o autor não trabalhar o livro possivelmente ele não acontecerá! Palestras, escrever para jornais, revistas, ... tudo o quanto for possível para ser visto, afinal "quem não é visto não é lembrado!".

4 - Ou seja: não é para qualquer um publicar um livro. É uma seleção! Tem que ter persistência e determinação. Tem que ter coragem e motivação. Mas se você conseguir tenha certeza de que vai ter valido a pena. Vai impactar na sua vida familiar, pessoal, profissional, etc. Você poderá ter orgulho, pois é um vencedor, um realizador de sonhos. E sem os sonhos, viver é caminhar para a morte! É apenas sobreviver! Triste é constatar que a maioria apenas sobrevive, enquanto a morte não chega. Vão levando como podem... Sonhar é para poucos. Ter coragem de realizar, para muitos poucos!

"Sonha e serás livre de espírito...
luta e serás livre na vida."

"O QUE NÃO SE COMPARTILHA, SE PERDE!"

REVISTA DIVULGA PROJETOS SOCIAIS: RESOL

Publicado na Gazeta do Povo, 31/12/03 - Terceiro setor

Objetivo é divulgar projetos sociais
e o trabalho de Betinho é tema do primeiro número
 

O Programa Rede Solidária, mantido pela seção paranaense da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acaba de receber do Instituto Memória Editora o primeiro número da revista Resol, dirigida a empresas, órgãos governamentais, igrejas e ao terceiro setor. O objetivo da publicação é promover a solidariedade e criar um espaço onde podem ser encontradas informações sobre responsabilidade social. A revista terá circulação nacional.

Segundo o padre Carlos Alberto Chiquim, secretário-executivo da regional Sul II da CNBB, que coordena o projeto, a revista visa a divulgar os projetos da Rede entre personalidades formadoras de opinião. "Queremos atingir empresários, profissionais liberais e lideranças eclesiais, não apenas da Igreja Católica, no intuito de conscientizá-los da importância do resgate da cidadania", afirma Chiquim, que destaca a qualidade superior da revista, tanto no designe como no conteúdo, parabenizando o Instituto Memória e o seu editor, Anthony Leahy, pelo excelente trabalho realizado.

A publicação, que circulará em todo o país, traz entrevistas com pessoas que se destacaram em trabalhos voluntários, assim como matérias sobre fundações, grupos e atividades sociais. "No primeiro número, abordamos as ações do Herbert José de Souza, o Betinho. No segundo número, o Instituto Memória abordará a vida da Irmã Dulce, missionária baiana que dedicou sua vida aos pobres", relata.

A revista Resol é parte do projeto Grande Mutirão Nacional de Superação da Miséria e da Fome, que age no segundo (privado) e terceiro setores da sociedade. "O setor público já possui ações nesse sentido. Em relação ao segundo setor, a intenção é fomentar nas empresas privadas a idéia de superação das desigualdades sociais, gerando empregos e atuando por uma filantropia estratégica, não apenas assistencialista", afirma Chiquim. "Em relação ao terceiro setor, das organizações não-governamentais (ONGs), a tentativa é de aglutinar suas forças, potencializando suas ações, organizando-as para a captação de recursos", complementa.

Além da divulgação dos parceiros da Rede Solidária, através da publicação de suas obras sociais concretas, a revista concentra suas forças em outros aspectos da cidadania corporativa, como projetos de inclusão digital. "Hoje há um grande número de excluídos do processo educacional, social e cultural. A idéia é incluir o indivíduo através da democratização do uso dos computadores e da rede mundial [internet]", explica. "Assim, a pessoa capacita-se profissionalmente para poder enfrentar o mercado de trabalho, interagindo com a sociedade e desenvolvendo sua comunidade", finaliza Chiquim.

REVISTA AMAZÔNIA



Enquanto editor, além de livros, já publiquei várias revistas dentro de projetos que visavam promover a cidadania através da leitura. A revista acima lancei em 2005 para a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - e visava levantar a discussão sobre a realidade dos povos da Amazônia.

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS DO SEMEANDO LIVROS


ÚLTIMOS LANÇAMENTOS DO SEMEANDO LIVROS

Capa do livro: Crônicas e Contos – Piraí do Sul - Semeando Livros, Marcelo Zanello Milléo

Crônicas e Contos – Piraí do Sul - Semeando Livros
Marcelo Zanello Milléo, 536 pgs.
Preço: R$ 134,00
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Capa do livro: O Protetorado, Francisco Sinke Pimpão

O Protetorado
Francisco Sinke Pimpão, 258 pgs.
Preço: R$ 59,34
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Capa do livro: Estrela, A, Sílvia Andreis Witkoski

Estrela, A - 2ª Edição
Sílvia Andreis Witkoski, 28 pgs.
Preço: R$ 34,90
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Capa do livro: Sombra da Fazenda, À - A Pequena Propriedade Agrícola no Século XIX, Adelci Silva dos Santos

Sombra da Fazenda, À - A Pequena Propriedade Agrícola no Século XIX
Adelci Silva dos Santos, 136 pgs.
Preço: R$ 32,90
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Capa do livro: Pequenas Mensagens, Grandes Lições, Jorge Franklin Alves Felipe

Pequenas Mensagens, Grandes Lições
Jorge Franklin Alves Felipe, 106 pgs.
Preço: R$ 29,90
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Capa do livro: Trapaceiros do Golf, Os - Semeando Livros, Júlio Grott

Trapaceiros do Golf, Os - Semeando Livros
Júlio Grott, 238 pgs.
Preço: R$ 57,90
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QUE NESTA SEMANA POSSAMOS "OUVIR ESTRELAS"

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo 
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, 
Que, para ouvi-las, muita vez desperto 
E abro as janelas, pálido de espanto... 

E conversamos toda a noite, enquanto 
A via láctea, como um pálio aberto, 
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, 
Inda as procuro pelo céu deserto. 

Direis agora: "Tresloucado amigo! 
Que conversas com elas? Que sentido 
Tem o que dizem, quando estão contigo?" 

E eu vos direi: "Amai para entendê-las! 
Pois só quem ama pode ter ouvido 
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Olavo Bilac