sábado, 8 de setembro de 2012

EU NÃO VEJO COM BONS OLHOS... E VOCÊ?

Na língua culta, o correto é que haja correspondência entre o pronome e o verbo.

IMPERATIVO:

Segunda pessoa = “VEM para a Caixa TU também” 
ou 
Terceira pessoa = “VENHA para a Caixa VOCÊ também”


DEFENDEM que se tratando de uma peça publicitária, assim como na música e na poesia, há liberdades linguísticas. É a famosa licença poética onde o conceito de certo ou errado não se aplica. O que vale é a expressividade. Será? E o poder educacional de uma peça publicitária fartamente divulgada na grande mídia? 

EU NÃO VEJO COM BONS OLHOS... E VOCÊ?

Inveterados cínicos, grandes hipócritas ou autistas alienados?

Desculpem-me o infantil desabafo, mas acho que somos inveterados cínicos, grandes hipócritas ou autistas alienados. Sempre tem honrosas exceções, lógico, mas basta um simples passeio pela cidade e notamos um abismo entre o que repetidamente todos falam (principalmente por esta querência do facebook) e o que vemos nas ruas e no convívio social.

Motoristas egoístas e irresponsáveis (carros caros...!?! foi-se o tempo em que dinheiro representava bom berço e boa educação!), filas furadas, cachorros grandes sem focinheiras (ele manso... mas é um animal e como irracional pode ter ações/reações inesperadas, sem falar da insegurança que os outros passam. Noutro dia ainda, um recém-renomado jurista curitibano que anda por aqui postando fotos do seu enorme cachorro solto pelas ruas, ao ser questionado, afirmou que não cumpria a Lei da focinheira pois não concordava com ela... PODE? e é criminalista!), carros parados em filas duplas ou em cima do passeio (sempre é rapidinho!), em vagas de idosos ou deficientes... e é daí para pior! E ai de quem reclame... mas omissão não é cumplicidade? Dilema...

Falamos, gritamos, reclamamos dos políticos corruptos mas tudo isto, todas estas desobediências civis, toda vez que coloco o meu interesse à frente do pacto social, estou corrompendo o sistema, ou seja, sou corrupto! Políticos não são extraterrestres, são pessoas da sociedade que assumem cargos públicos e levam consigo os seus parâmetros morais.

Nunca é demais lembrar que IDIOTA na Grécia antiga era quem colocava seu interesse particular à frente do interesse coletivo. Vivemos um mundo de idiotas!