quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Para Toninho e Leminski... e Dante, Sganzerla, Ernani,...

(Re)Lendo a biografia do Leminski – do Toninho Vaz – como Curitibaiano sentir-me em casa – duas casas: Curitiba e Bahia – pois conhecia praticamente todos os baianos e, principalmente, os curitibanos envolvidos. Comovente e inspirador, era tudo que eu precisava neste momento...

Toninho, após ler o maravilhoso livro, e eu, devidamente embebido com o néctar de Baco, anotei a compilação abaixo que fez questão de sair:

"Se tudo que respira, conspira...também inspira! Afinal, tudo não passa de caricatura de minha amargura de ver que viver não tem cura... e, assim, distraidamente venceremos quando chegarmos mais além! Sigamos cegamente em frente, aspirando, sem brigar com o destino... um dia ser mais que poeta!"

Forte e grato abraço, Toninho, deste seu, antes de mais nada, leitor e portanto cúmplice.

Instituto Memória: 10 anos construindo pontes e derrubando muros!

Duas necessidades essenciais dominam a existência do ser vivo: nutrir-se para viver no espaço; reproduzir-se para viver no tempo. Enquanto animal superior, os seres humanos também obedecem às essas premissas, porém dentro de um contexto mais amplo: Além de alimentar-se e reproduzir-se, sobrevivendo e perpetuando o seu DNA, precisa nutrir-se de informação para alimentar a sua civilidade e gerar conhecimento perpetuando sua visão de mundo.
Se a natureza fez-nos desprotegidos pelo instinto, brindou-nos com a capacidade de comunicação, produção e transmissão de conhecimento.  Somos o único animal que não vive aprisionado no eterno agora, subjugados ao meio ambiente. Muito pelo contrário, fazemos conexões intertemporais, refletimos e aprendemos. Somos criadores e criaturas. Somos agentes do nosso próprio destino, um ser inconcluso, em eterna autoconstrução. E neste processo, emprestamos sentido ao nosso agir e significação a tudo que nos relacionamos. Geramos o amanhã. Reinventamos o existir.
Este conhecimento sociologicamente construído e historicamente formulado tem como propósito atender às necessidades da vida no tempo e no espaço. Faz parte da nossa natureza o querer descobrir, o querer conhecer e o compartilhar. Precisamos saber! Negar-nos a possibilidade de aprender é negar-nos a própria condição humana. E na negação da condição humana surge a barbárie, a violência e todas as mazelas da sociedade.
O Instituto Memória busca incentivar a produção e democratização do saber como forma de promover o desenvolvimento humano e intelectual da sociedade. Temos o ser humano como ponto de partida e meta de todos os nossos esforços, respeitando a perspectiva do equilíbrio entre as necessidades humanas com o ecossistema do qual faz parte.
Acreditamos que a integração entre povos se constrói de forma ética e solidária a partir do resgate e convalidação das diferenças culturais como forma de fortalecer e enriquecer a própria humanidade. Somente a cultura permite quebrar preconceitos e superar barreiras ideológicas.
Defendemos que o livro, enquanto substrato da cultura é o instrumento mais eficaz para a democratização dos saberes, para a interação entre os povos e para a consolidação do desenvolvimento humanitário, técnico e científico que impulsiona o processo civilizatório.
Enxergamos que a dialogicidade que o livro estabelece, entre as diferentes culturas, permite a superação dos limites impostos pela geografia e pelas normas, viabilizando que a integração entre os povos se faça de forma ética e sustentável, formando indivíduos reflexivos e autônomos, comprometidos com os valores que lhe permitam alcançar seus objetivos sem ferir os valores do outro.
Sustentamos que os países são tão mais fortes e ricos, quanto mais cultos e autônomos são os seus cidadãos, verdadeiro capital estratégico.
Então, damos Vez e Voz a cultura nacional e mundial, defendemos a pluralidade a partir do resgate e promoção das identidades, incentivamos o surgimento dos novos talentos e democratizamos, com a publicação de livros, o saber que promove a condição humana à sua verdadeira dimensão e dignidade.
Parafraseando o Mestre Rubens Alves: "Escrever é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra."

Anthony Leahy – Editor

BRDE - INSTITUTO MEMÓRIA: CALENDÁRIO 2013 DE EVENTOS


Prezados Amigos Autores, Leitores e Parceiros;

Informamos o calendário de eventos 2013 da parceria INSTITUTO MEMÓRIA com o BRDE – ESPAÇO CULTURAL PALACETE DOS LEÕES, que entra no seu terceiro ano consecutivo, tendo realizado praticamente 10 eventos por ano e tendo lançado mais de 150 novas obras literárias.

  • MARÇO - 26
  • ABRIL - 30
  • JUNHO - 11
  • JULHO-16
  • AGOSTO - 20
  • SETEMBRO - 24
  • OUTUBRO - 29
  • DEZEMBRO - 13

Em breve liberaremos o cronograma de eventos em outros estados. Já estamos finalizando a programação para São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Em 2013 retomaremos a proposta de fazer os lançamentos dos livros concomitantemente com apresentações musicais, de dança e declamação de poesia. Já realizamos apresentação de Tango, os Meninos Cantores de Angola, Declamação de Trovas Gaúchas, entre outros.

Nosso lema em 2013 será USAR A CULTURA PARA CONSTRUIR PONTES E DESTRUIR MUROS! Pontes entre almas e muros da ignorância, preconceito e indiferença!
Livros - Revistas - Eventos - Palestras
10 anos usando a cultura para construir pontes e derrubar muros!
Editora Destaque Nacional pela Câmara Brasileira de Cultura