quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

MENSAGEM DO EDITOR: JÁ QUE O MUNDO NÃO ACABOU EM 2012, O QUE FAREMOS DE 2013!?

Esta mensagem eu escrevi em 2001 e, infelizmente, tem-se mantido atual. Todo ano nesta época ao tentar escrever outra mensagem que não sejam desejos vazios e protocolares, descomprometidos com uma proposta de mudança efetiva, vejo-me repetindo-a. O bom é que, neste mundo frívolo, superficial e cínico, como quase ninguém lê, quase ninguém nota!

2012 passou... e como foi rápido!
Tantos fizemos e tanto ficou por fazer. Ano complicado e desafiador. Perdemos muito (o centanário casarão histórico onde funcionava a nossa sede foi condenado, perdemos mais de 2000 livros para a água, etc), mas nunca desistimos da luta. Com sede ou sem sede não deixamos de realizar nosso evento mensal! Nossas lutas definem e conseguimos chegar vivos e, o mais importante, com nossos sonhos e ideais vivos.

Fizemos muito!
Neste ano foram mais de 80 títulos novos entregues à sociedade em 10 eventos no Palacete dos Leões, cercados de livros e amigos, cúmplices deste semear por um futuro melhor. 

2013 CHEGOU!

Vivemos em pleno Século XXI... 3º Milênio!
E, diferentemente do preconizado pela ficção científica; em vez de tele-transportes e veículos voadores pessoais; em vez de maquinas do tempo e contatos com outros mundos; em vez da estabilidade gerada em laboratórios no Admirável (?!) Mundo Novo de Huxley; temos a Guerra, a Fome, a Indiferença, a Intolerância ... e horrores velhos conhecidos da Humanidade.

Cada dia mais acompanhamos, perplexos e passivos, a toda hora e em cada noticiário, o ódio e o seu filho primogênito, o terror! Vemos o orgulho aconselhando-se com a inveja, e esta se associando à perfídia! E as três, juntas, tecendo as rédeas da intriga e gerando mais ódio. Vimos o interesse deformando a verdade, torcendo as consciências e a covardia amordaçando as almas. Vimos o rancor gerando cólera; a cólera gerando violência; e a violência humilhando, escarnecendo e matando.

A Humanidade, paradoxalmente, faz a guerra em nome da paz; mata e persegue em nome de Deuses de amor, vida, perdão e compaixão; cria a tecnologia da comunicação e esquece-se de comunicar-se (“É terrível verificar que nossa tecnologia é maior que nossa humanidade.” já dizia Einstein.). Diminuímos as distâncias e nunca estivemos tão afastados ... Parece que nos comunicamos demais e sentimos de menos!

Temos que tomar consciência de que os tempos vindouros serão esculpidos por nossa vontade e atitude! Somos nós que daremos, desde o 1º segundo, a fisionomia do novo ano. Ele é o nosso “ALTER-EGO”, o nosso espelho, a nossa própria personalidade na expressão dos acontecimentos, bons ou maus, que suscitaremos no mundo. Nada podemos esperar dele, visto que é ele que espera e depende de nós... Por ação ou por omissão.

Lembremo-nos que, ofendendo ao nosso próximo, ofendemos a própria essência humana de que somos participantes. Portanto, todo crime contra um só homem é crime contra toda humanidade. E não existe crime maior e mais covarde do que a indiferença e omissão ! Afinal, para que o mau vença, basta que os bons nada façam! Silêncio é cumplicidade!

Que nenhum homem se diga digno e justo enquanto existirem pessoas morrendo de fome...

E não precisamos de grandes desastres naturais para ser solidários e corretos em relação à vida e à sociedade. A miséria e desespero estão à nossa volta. Basta querer notar! Ou só merece atenção se for calamidade natural?!?!? E não é com esmola, mas com comprometimento e envolvimento que melhoramos, mesmo, a sociedade. Com atitude. Saber o certo de nada adianta, mas fazer o certo é promover mudanças!

Espero que consigamos esculpir em 2013 a silhueta de um novo, tempo, um novo futuro, mais humanizado e digno, com menos discursos e mais atitudes, com menos esmolas e mais promoção humana. Que consigamos criar um mundo que caiba todo mundo.

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons

Martin Luther King

Um feliz 2013 repleto de Paz, Saúde, Prosperidade e Consciência.