segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29/10/2012 - DIA NACIONAL DO LIVRO


"Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe -- que faz a palma,
É chuva -- que faz o mar".


Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional.

Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.

A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, 
um cego que guia, um morto que vive." 
António Vieira

O primeiro livro escrito e impresso no Brasil

A iniciativa de Fonseca é tida como o início da história da publicação de livros no Brasil. Apesar disso, há estudiosos que defendem que o país começou a editar e publicar livros bem antes, mas não há nenhuma comprovação. Há quem afirme que o Conde de Nassau buscou fazer no Recife, durante a ocupação holandesa, um modelo de tipografia por lá. “A ideia existiu, mas pelos registros nos parece que ela nunca foi concretizada”.
Curiosidades
- A instalação da primeira tipografia no Brasil teria sido acidental e houve dificuldades para que ela efetivamente passasse a existir por aqui. “A implantação foi tardia, mas isso não prejudicou a evolução. Hoje o mercado editorial brasileiro é o mais forte da América Latina”, afirma o historiador Aníbal Bragança.
- No auge da tipografia, os livros chegaram a ter uma tiragem de 600 a 1 milhão de exemplares, no século 19. Hoje um livro costuma ter uma tiragem baixa: cerca de 3 mil exemplares.
- Quando a Impressão Régia foi fundada no Brasil, acreditava-se que a de Lisboa (Portugal) havia sido fechada. Na verdade, as duas funcionaram ao mesmo tempo. Por isso a confusão muitas vezes foi inevitável: alguns diziam que um livro era do Brasil quando, na verdade, era de Portugal ou vice-versa.
- Nas décadas de 1970 e 1980, São Paulo era chamada da cidade dos livros didáticos brasileiros por causa da grande concentração de editoras desse segmento na cidade.
- Logo depois da implantação da Impressão Régia, em 1808, outros editores, mesmo com certa censura, começaram a receber autorização para funcionar e ajudaram a expandir o setor.
- No século 19, quando dom Pedro II governava o país, ele deixou claro sua predileção pelas belas artes, por isso incentivou a produção de livros vinculados ao romantismo. As edições de bolso e as coleções econômicas tornaram-se mais corriqueiras.

VI LITERATYBA - JURUÁ SEMEANDO LIVROS

    Willy Schumann é jornalista formado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Willy é colaborador de vários jornais, sites e revistas do país, entre eles a revista Bem Público e o portal Observatório de Imprensa. Willy também é assessor de imprensa e produtor de cinema e vídeo.



    29/10/2012 às 21:55:55 - Atualizado em 29/10/2012 às 22:23:56

Autores paranaenses participam de lançamento literário

A Juruá Editora, o Instituto Memória Projetos Culturais, através do seu editor Anthony Leahy (foto), em parceira com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul promovem mais uma noite de autógrafos com autores paranaenses. Durante o evento os seguintes livros serão lançados:
Capa do livro: Interceptação Telefônica - Como Medida Cautelar Probatória nos Delitos Econômicos,
  Interceptação Telefônica
                     Como Medida Cautelar Probatória 
                           nos Delitos Econômicos
                          Jorge Sebastião Filho

 TEORIA DA DERROTABILIDADE
 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E APLICAÇÕES
 Coordenador: Cesar Antonio Serbena




DIREITO PENAL BASEADO EM CASOS
  TEORIA DO DELITO
Paulo César Busato (Org.)


 
A EMOCIONANTE HISTÓRIA DE AEL
Léa Muñoz De La Torre

  LIBERTE O “VELHO” QUE EXISTE EM VOCÊ
  Regina Célia Celebrone Lourenço
 Giselle Massi

ENTRADA FRANCA! 
ESTACIONAMENTO INTERNO GRATUITO!

JURUÁ SEMEANDO LIVROS
Data: 30 de Outubro de 2012
Horário: das 19h às 22h
Local: Palacete dos Leões -
Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória.