quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


A análise da tríade Estado, sociedade e famílias em face dos assassinatos que vitimam LGBTTT – lésbicas, gays, travestis, transexuais e outras(os) transgêneras(os) – no Brasil, além da base teórico-científica acerca da temática, é o principal assunto do mais novo livro do Prof. Enézio de Deus, que realiza o levantamento dos homicídios cometidos contra LGBTTT ocorridos entre os anos de 2001 a 2010 em um município brasileiro, preservando-se a confidencialidade e valendo-se de fontes diversificadas: processos-crime, imprensa local e entrevistas com dirigentes de delegacias de polícia; tomando algumas áreas como referenciais para a construção do tema-objeto-problema no campo das Ciências Sociais e Humanas, especialmente o Direito e a Sociologia.
“Asassinatos de Homossexuais e Tavestis” é fruto da Dissertação de Mestrado do Prof. Enézio de Deus, junto ao Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). O livro reveste-se de grande utilidade e relevância, especialmente aos que lidam com a temática em questão – sob os eixos da homo(trans)fobia, violência, segurança pública, justiça, cidadania, das famílias e das causas LGBTTT como um todo.
PARA SABER MAIS: http://www.institutomemoria.com.br/detalhes.asp?id=168

Direito e AutoGestão - A Solidariedade como Elemento Indutor de uma outra Economia


Autor: Sandro Lunard Nicoladeli 

O livro 'Direito e Autogestão - a solidariedade como elemento indutor de uma outra economia' assume que faz parte do conjunto de movimentos, organizações, experiências de produção e trabalho, empreendimentos, debates, estudos na esfera pública e privada que indicam o surgimento de uma nova política visando o enfrentamento da crise do emprego e nas relações de trabalho derivada da crise geral do capitalismo no plano econômico-social.

http://www.institutomemoria.com.br/detalhes.asp?id=90

Depoimento de Hélio Puglielli


Aramis Chain e Anthony Leahy: 

dois ícones da atividade livreira e editorial no Paraná.

Hélio Puglielli. Jornalista e Crítico Literário

CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ - INSTITUTO MEMÓRIA



INSTITUTO MEMÓRIA: 
VALIOSO ÓRGÃO DE DIFUSÃO DA CULTURA PARANAENSE!


Desembargador Luís Renato Pedroso, 
Presidente do Centro de Letras do Paraná

DIÁLOGOS IMPERTINENTES - ROLEZINHOS - ENSAIOS

LANÇAMENTO NO I SARAU INSTITUTO MEMÓRIA

25/02/2014 - PALACETE DOS LEÕES



DIÁLOGOS IMPERTINENTES - ROLEZINHOS - ENSAIOS

Livro com ensaios/análise sobre os contemporâneos “Rolezinhos”. 
Ensaios críticos com recortes jurídicos, jornalísticos, sociológicos, históricos...