quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NOVAS AUTORAS CONTRATADAS PELO INSTITUTO MEMÓRIA

Eugênia Vianna Picone, Anthony Leahy, Eliete Maceno e Arlete Zagonel Galperin na assinatura do contrato com o Instituto Memória Editora & Projetos Culturais na sede do Instituto Memória.

Para mim, enquanto editor, é um orgulho poder publicar autoras competentes de livros consistentes e de qualidade efetiva, em um mundo onde impera a tirania da banalidade, da superficialidade e da mediocridade. Após mais de 500 livros lançados, cada novo autor renova a motivação e a alegria.

Agradeço a honra de ser editor de vocês. Parabéns! Lembrem-se que sem autores não existiriam editores e livrarias, mas autores existiriam independentemente de tudo!

Bem-vindas ao Instituto Memória Editora & Projetos Culturais. Nossa relação será de cumplicidade. A luta apenas começou! Mas vale a pena!

título

Nada do que fazemos é descomprometido! Rechaçamos qualquer descomprometimento, pois entendemos como covardia e cumplicidade. Quem cala, consente... submete - se! Mais, quem submete-se, é cúmplice! Quem é cúmplice, é co-autor! Responsabilidade solidária! “Para que o mau vença basta que os bons nada façam”, afirma Burke. Luther King complementa: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Nenhum saber é descomprometido e tem fim em si mesmo! Todas as nossas ações têm como ponto de partida e meta o Ser - Humano. Cada palavra, cada palestra, cada livro nosso está a serviço do resgate e convalidação da dignidade humana.

A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade. Sobram milhões de pessoas, mas o conhecimento é a grande estratégia de inclusão e integração. E o livro é a grande ferramenta do conhecimento. A palavra escrita não apenas permanece, ela floresce e frutifica. Então, damos Vez e Voz à cultura nacional como forma de convalidar a nossa identidade enquanto povo e nação. Defendemos a pluralidade a partir do resgate e promoção das identidades, incentivamos o surgimento dos novos talentos e democratizamos, com a publicação de livros, o saber que promove a condição humana à sua verdadeira dimensão e dignidade.

Esta identidade, sociologicamente construída e historicamente formulada, tem como propósito atender às necessidades da vida no tempo e no espaço. Faz parte da nossa natureza o querer descobrir, o querer conhecer e o compartilhar. Precisamos saber para poder realmente ser! Negar-nos a possibilidade de aprender é negar-nos a própria condição humana. E na negação da condição humana surge a barbárie, a violência e todas as mazelas da sociedade, como a indiferença e o preconceito.

Acreditamos que a integração entre povos se constrói de forma ética e solidária a partir do resgate e convalidação das diferenças culturais como forma de fortalecer e enriquecer a própria humanidade. Somente a cultura permite quebrar preconceitos e superar barreiras ideológicas. Defendemos que o livro, enquanto substrato da cultura é o instrumento mais eficaz para a democratização dos saberes, para a interação entre os povos e para a consolidação do desenvolvimento humanitário, técnico e científico que impulsiona o processo civilizatório. Enxergamos que a dialogicidade que o livro estabelece, entre as diferentes culturas, permite a superação dos limites impostos pela geografia e pelas normas, viabilizando que a integração entre os povos se faça de forma ética e sustentável, formando indivíduos reflexivos e autônomos, comprometidos com os valores que lhe permitam alcançar seus objetivos sem ferir os valores do outro. Sustentamos que os países são tão mais fortes e ricos, quanto mais cultos e autônomos são os seus cidadãos, verdadeiro capital estratégico.

ANTHONY LEAHY - Editor - TIM 41.9911 2217 - CLARO 41.8735 4899Cidadão Honorário de Curitiba
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná
Membro da Academia de Cultura de Curitiba
Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História

INSTITUTO MEMÓRIA EDITORA & PROJETOS CULTURAIS - editora@institutomemoria.com.br
Av. Munhoz da Rocha, 143 - Juvevê - Curitiba - Paraná - CEP 80030-475 - Tel.: 41. 4009 3919

10 anos de atuação nacional, detentor, entre outros 20 prêmios, das Comendas "Editora Destaque Nacional" e "Prêmio Qualidade Editorial" pela Câmara Brasileira de Cultura, como reconhecimento da nossa luta pela identidade brasileira, dando vez e voz aos nossos autores, promovendo a nossa cultura. Temos orgulhosa e bem sucedida experiência no mercado editorial nacional, desde impressão e publicação de obras até o seu posicionamento e comercialização, apresentando um catálogo com mais de 500 títulos publicados.

Dia internacional do amor- Dia dos namorados no hemisfério norte - Dia de São Valentim, ou Valentine's Day

A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

No Brasil, o Dia dos Namorados começou a ser celebrado em 1949. A ideia de trazer a data para o País foi do publicitário João Dória. A diferença, porém, é que a data foi transferida para junho, um mês de fraco movimento no comércio, exatamente para estimular as vendas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.