quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Liberté, Egalité, Fraternité... SERÁ POSSÍVEL?


"Liberté, Egalité, Fraternité"

Não existe efetiva LIBERDADE. Existe uma liberdade vigiada, parametrizada e tutelada pelo Estado. Até porque inviabilizaria o pacto social viabilizador da sociedade, que privilegia o coletivo em detrimento dos direitos/interesses individuais.

IGUALDADE é uma utopia reducionista e perigosa. Não devemos lutar por igualdade, mas pelo direito a sermos diferentes. Devemos tratar diferentemente os desiguais na medida das suas desigualdades. Devemos lutar por unidade na diversidade, respeito na desigualdade e direito à enriquecedora diferença. 

A verdadeira salvação do mundo e da humanidade, que eleva-nos à condição de semi-deuses, de filhos de Deus ou, no mínimo, imagem e semelhança de Deus é a FRATERNIDADE!  Ser fraterno é entendermo-nos como irmãos, ou no mínimo, solidários de um destino comum enquanto humanidade. É entender que cada crime e injustiça contra cada ser humano é um crime contra tora humanidade. É levar a sério o mais sério dos ensinamentos de Jesus – O Cristo: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”. Somente em um processo de empatia consciente chegaremos à real salvação. E só depende de nós!