quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Última Flor do Lácio: Pleonasmo!


Do Lat. pleonasmu < Gr. pleonasmós, superabundância>. Pleonasmo é uma figura de linguagem. O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) numa expressão, enfatizando-a. Emprego de palavras inúteis para a expressão do pensamento, mas que, em certos casos, podem dar mais colorido, vigor ou graça ao estilo. redundância de termos; circunlóquio; superfluidade. 
--------------------

Pleonasmo literário

Também denominado pleonasmo de reforço, estilístico ou semântico, trata-se do uso do pleonasmo como figura de linguagem para enfatizar algo num texto. Grandes autores usam muito este recurso. Nos seus textos os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, e sim pleonasmos literários.

Pleonasmo vicioso

Trata-se da repetição inútil e desnecessária de algum termo ou ideia na frase. Essa não é uma figura de linguagem, e sim um vício de linguagem.
-------------------
Capa do livro: Reforma Ortográfica - Adaptada à 5ª Edição 2009 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, Roberte Araújo MetringReforma Ortográfica - Adaptada à 5ª Edição 2009 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - 2ª Edição - Revista e Atualizada - 2009
Neumar Carta Winter, 116 pgs.
Publicado em: 12/6/2009
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853622421-3
Preço: R$ 19,90

* Desconto não cumulativo com outras promoções e P.A.P.           

SINOPSE
Em linguagem inteiramente adaptada à Reforma Ortográfica, esta obra contém as necessárias informações que contribuirão para capacitar o leitor e usuário da Língua Portuguesa a se inteirar, com tranquilidade, das alterações que estarão vigorando no Brasil, a partir de 2009, decorrentes do Acordo Ortográfico firmado pelos países lusófonos, em 1990.
Além de breve histórico sobre a ortografia portuguesa e de comentários sobre acordos ortográficos anteriores e acontecimentos relevantes, que resultaram no recente Acordo Ortográfico, a autora incluiu, neste livro, uma listagem de 646 palavras alteradas pela nova ortografia, como também anexou, na íntegra, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, para proporcionar consulta efetiva, na fonte. Sem dúvida, será um verdadeiro manual de intensa utilidade, para os próximos anos.
CURRÍCULO DO AUTOR
Neumar Carta Winter é Pós-graduada em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da rede pública paranaense, compõe, atualmente, a equipe de editoração da “Revista do Centro de Letras do Paraná”. Filóloga e crítica literária, mantém a atividade de revisora de grafia para monografias, teses e obras literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário