sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Justiça e Liberdade!



"Ninguém tem o direito de fazer aquilo que a liberdade de um outro o proíbe de fazer, e a verdadeira liberdade nunca é destrutiva em relação a si mesma. 

Assim, a liberdade sem a justiça é uma verdadeira contradição, pois, não importa o que se pense, 
tudo constrange na execução de uma vontade desordenada. 

Não há, pois, liberdade sem leis, nem onde alguém esteja acima das leis: pois até mesmo no estado de natureza o homem só é livre de acordo com a lei natural que comanda a todos. 

Um povo livre obedece, mas não serve."

Rousseau

-------------------------------------------

É justo que o que é justo seja seguido e é necessário que o que é mais forte seja seguido. A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica. A justiça sem a força é contestada, porque há sempre maus; a força sem a justiça é acusada. É preciso portanto pôr em conjunto a justiça e a força, e, por isso, fazer com que o que é justo seja forte, e o que é forte seja justo. 

A justiça está sujeita à disputa, a força é muito reconhecível e sem disputa. Assim não se pode dar a força à justiça, porque a força contradisse a justiça e disse que era injusta, e disse que era ela que era justa. E assim, não podendo fazer com que o que é justo fosse forte, fez-se com que o que é forte fosse justo.
Blaise Pascal

-------------------------------------------

O que vem a ser justiça? Imaginem um lobo faminto atacando a garganta de um lindo coelho: se você impedir, para o coelho você será um herói salvador... mas para o lobo você terá sido um carrasco que quer o matar de fome!

Anthony Leahy

Nenhum comentário:

Postar um comentário