quinta-feira, 6 de setembro de 2012

VULTUOSA OU VULTOSA? APENADO OU PENALIZADO?


Vultoso é algo grande, muito volumoso, como na frase: “A dívida pública dos Estados Unidos atingiu um valor vultoso”. Já vultuoso vem do termo “vultuosidade”, palavra mais usada em medicina, que significa uma congestão da face ou inchaço. Ou seja, se nos referimos a uma grande soma, por exemplo, a palavra correta seria 'vultoso', isto é – liberação de vultoso empréstimo de dinheiro. 
----------------------
Penalizar é sentir Pena de algo ( causar dó, piedade Apenar é Punir, Prejudicar, Castigar. As pessoas usam erradamente a palavra penalizar no sentido de castigo, de punição, quando deveriam usar APENAR. Por Ex:"o jogador foi penalizado" ( significando punido ), quando o correto seria: "o jogador foi apenado"Penalizar pode ser usado quando significa causar ou sentir dó, piedade: “Ficamos penalizados com aquela situação”. A confusão se dá porque a palavra pena é polissêmica: tanto significa punição como significa compaixão. Mas a polissemia não se transmite ao verbo. O verbo liga-se a pena/dó, mas não se liga apena/punição, apesar de alguns dicionários já constarem em nome do uso consagrado.

Um comentário:

  1. Colegio Estadual Lomanto Junior
    componentes: Mary Carvalho, Flavio Celestino, Camila Gusmão
    professor: Fabio Silva
    Ano:3 ano/2
    Trabalho de historia


    A curta metragem do filme " Vida Maria" retrata o sofrimento das mulheres do sertão. Elas vivem uma vida escravizada e cheia de afazeres, e essa tradição é passada em gerações, fazendo com que as meninas e mulheres não tenha direito de ir á escola e ter uma profissão ou futuro mais digno.

    Essa historia é muito semelhante aos Canudos como a população que vivia no Sertão dos flagelos do clima seco ciclícas, e da exclusão economica e social.

    Os fatores como a grave crise economica e social em que se encontrava a região foi devido pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas, de desemprego crônico, pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão.
    Hoje em dia os sertões nordetinos estão passando como Canudos devido a seca, ocorrendo muitas perdas de plantios,desempregos e baixo consumo.

    ResponderExcluir