sábado, 15 de setembro de 2012

RECEITA DO EDITOR: PUDIM DE LEITE CONDENSADO

Leite Condensado surgiu com as experiências do francês Nicolas Appert em 1820, na esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas. Em 1828, o inventor francês Malbec aplicou o método de Appert ao leite fresco de vacas para criar o leite condensado. Esta nova forma de tratar o leite foi expandida por toda a Europa. Em 1853, chega aos Estados Unidos da América pelas mãos de Gail Borden que patenteia o método em 1856. Foi valorizado por ocasião da Guerra Civil Americana, quatro anos depois, utilizado como ração das tropas. 
BRASIL: Antes de ser fabricado no próprio país, o leite condensado era importado da Europa e dos Estados Unidos da América. Já em 1871, o Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Côrte e da Província do Rio de Janeiro - Almanak Laemmert, em seu capítulo sobre Armazéns de Conservas Alimentares, anunciava a venda do produto na loja da Viúva Henry, na rua dos Ourives, 58 (atual rua Miguel Couto na região central da cidade do Rio de Janeiro). E, em 1876, o estado da Bahia já conhecia o leite condensado em latas, como se pode verificar pela sua ocorrência na lista de tarifas de fretes da Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco.
A Massa do Pudim:Bata bem 4 ovos no liquidificador com 1 lata de leite condensado. Acrescente  a mesma lata com leite de vaca e bata novamente.Acrescente 1 colher de chá de essência de baunilha e bata novamente.Calda de Caramelo:
  1. Derreta 2 xícaras de açúcar na própria forma do pudim até ficar levemente moreno.
  2. Espalhe pela lateral da forma e depois despeje a massa batida do pudim por cima
  3. Coloque papel alumínio na forma e asse em forno médio por 60 minutos, em banho maria
  4. Tire o papel alumínio e deixe mais 30 minutos
  5. Coloque na geladeira, deixe esfriar a desenforme. BOM APETITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário